Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects

Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Exterior
© Kai Nakamura

Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaResidência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaResidência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores, EscadaResidência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de InterioresResidência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos Responsáveis: Onishimaki + Hyakudayuki Architects
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Onishimaki + Hyakudayuki Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa projetada para um casal, localizada em Tóquio, Japão. Como o terreno era cercado por ruas em seus três lados, pensamos em incorporar à casa a própria ideia de rua. Tal elemento, portanto, gira em torno da casa, transformando-se em uma escada externa, um terraço em forma de estufa, um jardim que conduz à sala da cerimônia do chá e, eventualmente, continuando até o telhado. Ao envolver a casa com essa "rua", criamos uma residência que pode ser acessada diretamente pelo lado externo através de sete entradas diferentes.

Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Kai Nakamura
Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Imagem 20 de 22
Diagrama
Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores
© Kai Nakamura

Quando uma casa tem muitas entradas, também se torna uma casa com muitas faces. Por exemplo, os hóspedes são convidados a entrar por um acesso iluminado próximo à rua, ao passo que, se os residentes fossem para casa sozinhos, eles entrariam por uma porta na fachada posterior. Quando um grupo de pessoas chega, ele sobe a escada externa para entrar diretamente no segundo andar, usando o grande terraço com um hall de entrada. Se o dormitório de hóspedes no terceiro andar for alugado para um amigo, o pequeno jardim em frente ao quarto se tornará sua entrada privativa. Para entrar na sala de cerimônia do chá, mais intimista e menos iluminada, as pessoas usam a entrada mais baixa e estreita chamada nijiri-guchi do outro lado do jardim no terraço.

Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Cortesia de Onishimaki + Hyakudayuki Architects
Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Imagem 21 de 22
Corte
Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Interiores
© Kai Nakamura

Embora esta seja apenas uma casa, sua abordagem difere dependendo de onde é acessada, como se estivessem adentrando a um mundo completamente diferente. Juntamente com as espacialidades externas, existem outros elementos internos, como um elevador que perpassa verticalmente pelos andares e uma escada que circula entre os espaços estreitos. Ao percorrer a casa, as experiências internas e externas fundem-se naturalmente. Com sofás-camas, cozinha e uma mesa perto da janela, a casa se aproxima de uma cidade, formada por muitos lugares diferentes localizados ao longo de suas vias. 

Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Onishimaki + Hyakudayuki Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects" [House H / Onishimaki + Hyakudayuki Architects] 03 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946881/residencia-h-onishimaki-plus-hyakudayuki-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.